O ALTAR DOURADO




O Altar Dourado de Incenso tinha 2 côvados de altura.
Tinha 1 côvado quadrado com uma coroa de 
ouro
ao redor e ao topo tinha 4 
chifres dourados
'O Altar de Incenso' (Ex 30:1-10)
O Altar de Incenso estava para frente, antes do véu, a terceira peça de mobília no Santo Lugar no qual o santo incenso foi queimado. Foi feito de madeira de acácia revestida com puro ouro e estava mais alto do que qualquer outro artigo no lugar santo, 2 côvados (90 cm) de altura. Tinha um côvado quadrado e tinha ao redor, no topo, uma coroa de ouro. Tinha quatro chifres dourados da mesma maneira que o altar de bronze no pátio. Abaixo, em cada lado tinha anéis dourados para inserir as varas para o transporte.
Ex 30:1-10 " E farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado, e dois côvados a sua altura; dele mesmo serão as suas pontas. E com ouro puro o forrarás, o seu teto, e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e lhe farás uma coroa de ouro ao redor. Também lhe farás duas argolas de ouro debaixo da sua coroa; nos dois cantos as farás, de ambos os lados; e serão para lugares dos varais, com que será levado. E os varais farás de madeira de acácia, e os forrarás com ouro. E o porás diante do véu que está diante da arca do testemunho, diante do propiciatório, que está sobre o testemunho, onde me ajuntarei contigo. E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o SENHOR pelas vossas gerações. Não oferecereis sobre ele incenso estranho, nem holocausto, nem oferta; nem tampouco derramareis sobre ele libações. E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as suas pontas com o sangue do sacrifício das expiações; uma vez no ano fará expiação sobre ele pelas vossas gerações; santíssimo é ao SENHOR."
- Tinha 4 chifres de ouro, um chifre em cada canto. (4-acampamentos - leste- Judá, sul - Ruben, oeste - Efraim, norte - Dã, todo o povo de Deus)
O altar dourado era usado com incenso ardente, que duas vezes por dia era oferecido pelo sacerdote, depois que ele tivesse acendido o pavio e abastecido de azeite as luminárias santas. Seus chifres também foram aspergidos com o de sangue da oferta pelo pecado.
O incenso era uma mistura de três especiarias ricas e raras, que não foram identificadas até hoje. Estas eram misturadas com o puro incenso, moídas e misturadas com sal. Esta fórmula foi totalmente proibida para ser cheirada por qualquer indivíduo. Só podia ser usada na adoração a Deus no Santo Lugar.
Ex 30:34-38 " Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e gálbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção; E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo; E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será. Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR. O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo."
O incenso era queimado com pedaços de brasa que o sacerdote removia com um incensário ou vasilha do altar de holocausto no pátio. Um incensário era uma tigela rasa ou panela com uma manivela. Também era usado para remover as cinzas do altar, ou recolher as partes queimadas do pavio do candelabro.

O altar dourado era usado para queimar o incenso
Se despejado nas brasas, o incenso produzia um delicioso aroma no Santo Lugar. Era a oferta da pessoa cujos pecados tinham sido perdoados através do sangue, e então, foi em expressar esta fragrância de amor, e adorar, em gratidão a Deus.
O Altar Dourado nos fala da adoração de Jesus Cristo e do Seu povo para Deus. Ele é nosso Sumo Sacerdote e mediador. Somente com base do um sacrifício de Jesus no altar da cruz que a adoração é possível. As brasas que acendiam o incenso vieram do altar de sacrifício para o altar de incenso.
Embora o sacerdote queimasse estas especiarias santas no altar por mais de 700 vezes ao um ano, ele saia que nenhum sacerdote a não ser o Sumo Sacerdote poderiam ir além daquele ponto, e apenas no Dia da Expiação.
Lv 16:12 " Tomará também o incensário cheio de brasas de fogo do altar, de diante do SENHOR, e os seus punhos cheios de incenso aromático moído, e o levará para dentro do véu."
- O doce incenso era queimado continuamente.
- Estava antes do véu, do trono de Deus (Jesus por nós)
Em Viagem
Num 4:11 " E sobre o altar de ouro estenderão um pano azul, e com a coberta de peles de texugos, o cobrirão, e lhe colocarão os seus varais."
O Exemplo da intercessão de Moisés:
Nm 16:41-50 " 41 Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. E aconteceu que, ajuntando-se a congregação contra Moisés e Arão, e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu. Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação. Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então se prostraram sobre os seus rostos, e disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, e põe nele fogo do altar, e deita incenso sobre ele, e vai depressa à congregação, e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga. E tomou-o Arão, como Moisés tinha falado, e correu ao meio da congregação; e eis que já a praga havia começado entre o povo; e deitou incenso nele, e fez expiação pelo povo. E estava em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré. E voltou Arão a Moisés à porta da tenda da congregação; e cessou a praga."
Um Tipo de Cristo
O altar de incenso nos fala do ministério de Jesus como nosso intercessor, cujas orações em nosso favor, nunca deixam de subir a Deus. Jesus disse à Pedro, "eu orei por você". Os quatro chifres falam do ministério de Cristo que se estende aos quatro cantos da terra. Ele sempre orará pelos seus, não importa onde estão. Ele pode interceder em nosso favor por causa da obra de reconciliação na cruz do Calvário. O incenso era abastecido pelo fogo do altar. Não é qualquer um que ora por nós, mas o Rei, portanto, Ele é representado pela coroa de ouro. Ele conhece nossas fraquezas e nossas falhas, e Ele sempre está intercedendo por nós.
Sl 141:2 " Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde."
Jo 17:9-10 " Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado."
Lc 22:31-32 " Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."
Jo 17:15 " Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal."
Hb 7:25 " Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles."
1Jo 2:1 " Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."
Rm 8:26-27 " E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos."
Sl 121:4 " Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel."
Hb 4:16 " Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno."
Rm 8:34 " Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós."
Atos 6:4 " Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra."
Hb 13:15 " Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome."
Lc 1:8-10 " E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso."
Ap 5:8 " E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."
Ap 8:3-4 " E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus."
u

O altar dourado de incenso nos fala do ministério de Jesus como nosso 
intercessor cujas orações em nosso favor nunca deixam de subir a DeUS
s.

O que é Yeshua:

O que é Yeshua: Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico. Porém é um tema em discussão, visto que a língua falada na terra onde Jesus habitava era o aramaico. Alguns religiosos consideram que usar o nome original "Yeshua" para se referir a Jesus seria o correto. No entanto, os estudos sobre a etimologia do termo e sua evolução desde o hebraico mostram como ocorreram as alterações do nome próprio. Na verdade, Yeshua é uma forma abreviada de Yehoshua, nome hebraico que foi traduzido para o Português como Josué. "Yeoshua" significa "o Eterno salva". Em determinada história bíblica, a figura de Josué surge como o sucessor de Moisés na missão de conduzir o povo de Israel para a terra de Canaã. O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua. Nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, foi então feita a transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que foi transliterado para o Latim como "Iesus" e para o Português como "Jesus". A expressão Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa Jesus Cristo, o Messias. Existem várias músicas da autoria de vários artistas e bandas que são dedicadas a Jesus e contêm a palavra Yeshua.

O que é Aba Pai:

O que é Aba Pai: Aba Pai é uma expressão bíblica derivada do termo com origem no aramaico “ábba” que significa “o pai” ou “meu pai”. A expressão “Aba, Pai” foi utilizada por Jesus Cristo no momento de sua morte quando suplicava a Deus, chamando-o de Pai, conforme descreve o Evangelho de S. Marcos, 14:36: “E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis, afasta de mim este cálice, não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres”. O termo “ábba” ou “aba” é bastante corriqueiro em diversas línguas semíticas para se referir ao indivíduo que é o genitor de alguém, ou seja, o pai. Para algumas religiões (entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo. Atualmente, principalmente no mundo ocidental, a expressão “Aba, Pai” é utilizada como título de diferentes canções, interpretadas pelos cantores brasileiros de música gospel.

fonte

fonte

O que é Leão de Judá:

O que é Leão de Judá: Leão de Judá é uma expressão bíblica que serve como metáfora para representar a figura de Jesus Cristo, o Messias prometido nas Escrituras Sagradas do cristianismo e judaísmo. A expressão Leão de Judá não chega a aparecer na bíblia, existe apenas uma referência no livro do Apocalipse: "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”. Leão de Judá surgiu a partir da tribo de Judá, uma das 12 tribos de Israel, que levou o nome do quarto filho de Jacó. Judá é referido na bíblia como um dos filhos de Jacó que recebeu uma bênção especial de Deus, que atingiria também todos os seus descendentes. De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi. O termo "leão" foi utilizado pela primeira vez no livro do Gênesis, quando Jacó faz as profecias para cada uma das tribos de seus filhos: "Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.” (Gênesis 49.9-10). Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judáseria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros". Atualmente, a expressão "Leão de Judá" é utilizada principalmente pela doutrina religiosa dos Rastafari (Leão de Judah) e entre os evangélicos. Muitas músicas, bandas e congregações religiosas são batizadas com este nome, que simboliza todo o poder e força de Jesus Cristo como "rei dos descendentes de Judá", que nos dias de hoje são conhecidos como judeus.

O que é Jacó:

O que é Jacó: Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú. O filho primogênito tinha direitos exclusivos, porém Esaú nasceu primeiro, mas a mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó. Essa rixa fez com que houvessem várias intrigas, a ponto de Jacó ter se passado por Esaú, para enganar seu pai e obter a benção, que já não enxergava bem. Os irmãos têm uma grande briga, mas tempo depois se reconciliam, e toda essa história é narrada na Bíblia, no livro de Gênesis. Jacó tinha duas esposas, e onze filhos, e ele fez um pacto com Deus, para voltar para a Terra prometida são e salvo, e então ele descobre que seu irmão foi atrás, com um exército de mais de 400 homens, e Jacó decide ficar. Durante a noite, Jacó tem uma grande luta com um homem, os judeus acreditam que seja Jesus, outros que era Esaú, e essa é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia.

google PESQUISA

Pesquisa personalizada

vela

vela