O ATRIO EXTERIOS


O Tabernáculo era uma tenda portátil com uma armação de madeira para dar estabilidade. O santuário inteiro consistia em três partes: (1) um átrio externo cercado por cortinas apoiadas em colunas. Era oblongo em sua forma, e a sua entrada estava ao lado oriental. (2) o altar de holocausto (altar de bronze) estava dentro do átrio, em frente à entrada. (3) o próprio Tabernáculo foi localizado à parte ocidental do átrio. O Tabernáculo foi dividido por um véu ou cortina pendente em duas câmaras. A primeira câmara chamada de Lugar Santo, contendo a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. Só os sacerdotes eram permitidos nesta seção. A segunda câmara chamada o Santo dos Santos, contendo a Arca da Aliança. O Sumo Sacerdote adentrava somente uma vez ao ano no Santo dos Santos, no Dia da Expiação. Os objetos reservados para o Santo dos Santos foram construídos de metais preciosos e tecidos. Os destinados às áreas mais externas foram feitos de bronze e tecidos e materiais comuns. O Tabernáculo foi coberto por uma tenda e coberturas de tecido. 
'O Átrio Exterior' 

santuário do tabernáculo estava ao lado ocidental, sendo a metade de um pátio retangular, cujas dimensões eram 100 x 50 cúbitos (50 x 25 metros). O tabernáculo estava situado de Leste para Oeste, tendo a entrada ao Leste. A nuvem da Glória de Deus desceu no tabernáculo:
Exod 40:38 Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas. 

Qualquer israelita poderia entrar nos átrios, mas só a tribo sacerdotal poderia ir, no Tabernáculo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir além, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur, O Dia da Expiação.

A Aproximação de Deus

As palavras de Deus para 
Moisés eram muito claras acerca da maneira como eles deveriam se aproximar de Deus. Eles nunca tinham se aproximado Deus enquanto eram escravos no Egito, mas se sentaram à mesa com Ele por ocasião da libertação, comeram a Páscoa apressadamente em suas casas, pois eles estavam deixando a terra de escravidão e estavam preparando-se para a jornada à terra prometida. Mas enquanto isso, Deus tinha se revelado em Sua santidade no Monte Sinai e, eles completamente horrorizados, foram conscientizados de que nenhum homem poderia se aproximar de Deus, a não ser seu líder Moisés. Mas Deus quis que eles fossem um reino sacerdotal, e aproximar-se-iam d'Ele, e teriam uma relação contínua da mesma maneira que o marido e a mulher.


Então Deus lhes revelou um padrão de adoração que era consistente com a Sua santidade, tornando possível para o homem pecador entrar em Sua presença . Este padrão de adoração estava no tabernáculo inteiro, e Deus começou a lhes revelar que tudo aquilo estava envolvido no sangue de um sacrifício expiatório, com o qual eles estavam identificados, mas não completamente.

Começou com a consciência de pecado na vida de cada indivíduo. Assim quando um Israelita reconhecia que ele havia pecado, e que isto o separou de Deus, se ele quisesse ser perdoado, iria buscar o seu lugar junto a Deus no tabernáculo.

Quando ele (o pecador) se aproximava, achava uma parede de linho branco formando uma barreira contra ele. Tendo ao redor 300 cúbitos (150 metros) exceto em uma extensão de 20 cúbitos (10 metros) onde era diferente. Era conhecida como A Porta de Entrada. Não era formada de linho branco mas era multi-colorido em tecido branco, 
azulpurpúra e carmesim. Era distinto, e destacado o modo pelo qual o pecador poderia ter acesso para o átrio da casa de Deus. (Veja A Porta de Entrada).Sl 84:2 A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Sl 84:10 Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.



O que é Yeshua:

O que é Yeshua: Yeshua é um termo de raiz hebraica que significa “salvar” ou "salvação". É considerado por alguns estudiosos como o nome original de Jesus Cristo escrito em hebraico. Porém é um tema em discussão, visto que a língua falada na terra onde Jesus habitava era o aramaico. Alguns religiosos consideram que usar o nome original "Yeshua" para se referir a Jesus seria o correto. No entanto, os estudos sobre a etimologia do termo e sua evolução desde o hebraico mostram como ocorreram as alterações do nome próprio. Na verdade, Yeshua é uma forma abreviada de Yehoshua, nome hebraico que foi traduzido para o Português como Josué. "Yeoshua" significa "o Eterno salva". Em determinada história bíblica, a figura de Josué surge como o sucessor de Moisés na missão de conduzir o povo de Israel para a terra de Canaã. O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua. Nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, foi então feita a transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que foi transliterado para o Latim como "Iesus" e para o Português como "Jesus". A expressão Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa Jesus Cristo, o Messias. Existem várias músicas da autoria de vários artistas e bandas que são dedicadas a Jesus e contêm a palavra Yeshua.

O que é Aba Pai:

O que é Aba Pai: Aba Pai é uma expressão bíblica derivada do termo com origem no aramaico “ábba” que significa “o pai” ou “meu pai”. A expressão “Aba, Pai” foi utilizada por Jesus Cristo no momento de sua morte quando suplicava a Deus, chamando-o de Pai, conforme descreve o Evangelho de S. Marcos, 14:36: “E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis, afasta de mim este cálice, não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres”. O termo “ábba” ou “aba” é bastante corriqueiro em diversas línguas semíticas para se referir ao indivíduo que é o genitor de alguém, ou seja, o pai. Para algumas religiões (entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo. Atualmente, principalmente no mundo ocidental, a expressão “Aba, Pai” é utilizada como título de diferentes canções, interpretadas pelos cantores brasileiros de música gospel.

fonte

fonte

O que é Leão de Judá:

O que é Leão de Judá: Leão de Judá é uma expressão bíblica que serve como metáfora para representar a figura de Jesus Cristo, o Messias prometido nas Escrituras Sagradas do cristianismo e judaísmo. A expressão Leão de Judá não chega a aparecer na bíblia, existe apenas uma referência no livro do Apocalipse: "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”. Leão de Judá surgiu a partir da tribo de Judá, uma das 12 tribos de Israel, que levou o nome do quarto filho de Jacó. Judá é referido na bíblia como um dos filhos de Jacó que recebeu uma bênção especial de Deus, que atingiria também todos os seus descendentes. De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi. O termo "leão" foi utilizado pela primeira vez no livro do Gênesis, quando Jacó faz as profecias para cada uma das tribos de seus filhos: "Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará? O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.” (Gênesis 49.9-10). Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judáseria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros". Atualmente, a expressão "Leão de Judá" é utilizada principalmente pela doutrina religiosa dos Rastafari (Leão de Judah) e entre os evangélicos. Muitas músicas, bandas e congregações religiosas são batizadas com este nome, que simboliza todo o poder e força de Jesus Cristo como "rei dos descendentes de Judá", que nos dias de hoje são conhecidos como judeus.

O que é Jacó:

O que é Jacó: Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus". Jacó é um personagem muito importante na Bíblia, pois em diversas passagens aparecem histórias dele e de seu irmão, Esaú. Jacó era filho de Isaac e Rebeca, e irmão gêmeo de Esaú. O filho primogênito tinha direitos exclusivos, porém Esaú nasceu primeiro, mas a mãe tinha preferência pelo mais novo, Jacó. Essa rixa fez com que houvessem várias intrigas, a ponto de Jacó ter se passado por Esaú, para enganar seu pai e obter a benção, que já não enxergava bem. Os irmãos têm uma grande briga, mas tempo depois se reconciliam, e toda essa história é narrada na Bíblia, no livro de Gênesis. Jacó tinha duas esposas, e onze filhos, e ele fez um pacto com Deus, para voltar para a Terra prometida são e salvo, e então ele descobre que seu irmão foi atrás, com um exército de mais de 400 homens, e Jacó decide ficar. Durante a noite, Jacó tem uma grande luta com um homem, os judeus acreditam que seja Jesus, outros que era Esaú, e essa é uma das histórias mais conhecidas da Bíblia.

google PESQUISA

Pesquisa personalizada

vela

vela